Beneficiários do auxílio emergencial reclamam de status do pedido estar em processamento
O auxílio emergencial começou a ser pago nesta semana e já há muitos beneficiários reclamando que seus cadastros de renovação seguem com o status “em processamento” no aplicativo da Caixa Econômica Federal.
São 2,4 milhões de beneficiários nascidos em janeiro que já estão recebendo. De acordo com a Caixa, todos os nomes enviados pela Dataprev, responsável pela gestão dos cadastros dos beneficiários do auxílio, receberam o depósito.
Ao ser questionado, o Ministério da Cidadania afirmou que a situação “em processamento” indica que o requerimento está passando por novo processo de avaliação com informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais.
Os trabalhadores que estiverem com o benefício nesse status ainda poderão receber o pagamento do auxílio em caso de aprovação. As informações serão disponibilizadas depois que o Dataprev processar os lotes remanescentes, reprocessar os retidos no primeiro lote e analisar o público do Bolsa Família.
Nesta nova rodada de pagamentos, foram inseridos novos filtros para reduzir o alcance do benefício, como a redução de apenas um beneficiário por família e critério de renda – até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos ao todo na família.
Filas nas agências da Caixa
Desde terça-feira (6), quando iniciou o pagamento do benefício, muitas filas estão sendo registradas em agências da Caixa por todo o país. Diante disso, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pediu que os beneficiários que vão receber o benefício deem prioridade aos canais digitais.
Segundo ele, o uso do aplicativo Caixa Tem para movimentar o benefício é essencial para reduzir as filas nas agências em um momento de agravamento da pandemia de covid-19.
“Estamos vivendo um período muito sensível. Vamos realizar todos os pagamentos em abril e permitir a retirada nas lotéricas após quatro semanas. Além disso, temos um espaço de tempo entre o primeiro e o segundo ciclo de pagamentos, o que é importante para reduzir ao máximo as filas”, disse Guimarães em transmissão ao vivo para explicar o primeiro dia de pagamentos da nova fase do auxílio.
O aplicativo Caixa Tem, único meio atual para receber e fazer pagamentos com o auxílio emergencial, teve 2 milhões de downloads até o último dia 2, segundo o representante da Caixa Econômica
Ele afirmou que o objetivo é fazer o aplicativo funcionar como equivalente a um banco digital voltado para a população carente que não tinha conta em banco antes do auxílio.
Sobre as filas registradas nas agências da Caixa em pelo menos cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Bahia), Guimarães disse que as aglomerações foram motivadas por pessoas que tentavam desbloquear o Caixa Tem.