Proprietários de imóveis em Belo Horizonte podem ter até 30% de desconto no IPTU 2022; veja como fazer

Os contribuintes devem acessar o site da prefeitura, preencher o CPF e checar se têm direito ou não a algum crédito. Se tiverem, é preciso informar o índice cadastral do imóvel para garantir o desconto.

Além da apropriação, no site é possível pesquisar os créditos, ver as notas fiscais recebidas, tirar dúvidas e fazer denúncia de empresas que se negam a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), sonegando tributos ou descumprindo a legislação tributária.

Os créditos válidos para o desconto no IPTU de 2022 foram acumulados para aqueles que solicitaram a emissão da NFS-e aos prestadores de serviços estabelecidos em Belo Horizonte entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021. É preciso constar o CPF do contribuinte na nota.

Se o contribuinte possui mais créditos e outros imóveis, a operação poderá ser repetida, com a indicação dos imóveis pertencentes ao contribuinte, até que se esgote o valor dos créditos, que serão efetivamente apropriados após verificação pela prefeitura.

O programa só é válido para pessoas físicas. Para pessoa jurídica a acumulação de créditos foi válida somente até o ano de 2016. 

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/noticia/proprietarios-de-imoveis-em-belo-horizonte-podem-ter-30-de-desconto-no-iptu-2022-veja-como-fazer